GESAC – TELEBRÁS: Visiontec já instalou mais de 14 mil pontos de internet via satélite em todo o Brasil

Mais de 14 mil pontos de internet. Este número mais recente mostra o quanto a Visiontec vem trabalhando para atender milhares de brasileiros que possuem o Programa GESAC da Telebrás como única forma de ter acesso à internet.

Desde 2019, a Visiontec é responsável pela instalação de pontos de internet via satélite em unidades contempladas pelo Programa, como escolas e hospitais públicos, comunidades indígenas e quilombolas, e demais instituições públicas localizadas em municípios distantes ou de difícil acesso.

O GESAC é um programa de inclusão digital vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), que oferece conexão de internet banda larga gratuitamente a milhares de brasileiros à margem de recursos tecnológicos.

Segundo a PORTARIA MCTIC Nº 7.154, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2017, um dos objetivos do programa GESAC é “apoiar comunidades em estado de vulnerabilidade social, localizadas em áreas rurais, remotas e nas periferias urbanas, oferecendo acesso à serviços de conexão à internet, promovendo a inclusão digital e social e incentivando as ações de governo eletrônico”.

Satélite SGDC-1

O acesso à banda larga no Programa GESAC acontece por meio do uso da capacidade do satélite SGDC-1 da Telebrás, que possui cobertura em todo o território nacional. Desde 2018, a empresa global de telecomunicações Viasat, em parceria com a estatal, fornece infraestrutura, serviços e equipamentos para a exploração do satélite.

Instalação e Suporte

A instalação dos kits GESAC/TELEBRÁS (modem, antena e acessórios) é realizada pela rede de instaladores da Visiontec. Por meio da capilaridade, a empresa atende os serviços de instalação vinculados ao Programa em todo o Brasil.

Para garantir a qualidade das instalações, a Visiontec realiza a validação do serviço executado e oferece treinamento e suporte técnico especializado a todos os técnicos que trabalham em campo.